Notícias
Quarta, 31 de Outubro 2007

- Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial é lançada no RN

Em solenidade festiva em comemoração aos 115 anos da Associação Comercial do Estado do Rio Grande do Norte foi lançada, nesta segunda- feira (29), a Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial do Estado. Na ocasião, os Presidentes da Associação Comercial, do Tribunal de Justiça e da Ordem dos Advogados do Brasil no RN, assinaram um Termo de Cooperação para a instalação do serviço.

Apesar do TJRN não ter responsabilidade sobre a Câmara, já que é uma forma de solução de conflitos mediante sentença proferida por árbitros indicados pelas partes, sem interferência do Poder Judiciário, os desembargadores e magistrados estão dando total apoio na divulgação desse importante serviço que se propõe a resolver questões no valor de até 20 mil reais.

O Presidente da Associação comercial, Nilson Morais , abriu a solenidade agradecendo o suporte dado pelo Tribunal para a instalação da Câmara no Estado e elogiando o trabalho que vem sendo realizado na busca pela pauta zero também na primeira instância. Discurso reforçado pelo vice- presidente da OAB/RN, Otávio Filho: "No ano passado falei com um juiz que estava com três mil processos acumulados, este ano voltei a falar com ele e a pauta estava zerada. Uma iniciativa do Presidente Osvaldo Cruz e dos magistrados do Estado que merece os nossos parabéns e que vai ganhar ainda mais agora com a instalação da Câmara de Mediação e Arbitragem do Rio Grande do Norte", concluiu.
Satisfeito com o reconhecimento do esforço coletivo do Judiciário Potiguar, o Presidente Osvaldo Cruz discursou sobre a importância da implantação de mais um instrumento de pacificação social somada à função jurisdicional do Estado. "Esse novo serviço a ser aqui oferecido enfatiza o desejo mútuo de unir esforços a fim de prover a prestação jurisdicional no âmbito de um dos setores mais produtivos da economia local. Estamos trabalhando por uma justiça mais célere o que pode ser muito bem auxiliada com a constituição da arbitragem", enfatizou o Presidente.

O juiz Marco Antônio Mendes Ribeiro que também participou do evento, fez uma pesquisa in loco com as 10 Câmaras de Arbitragem da capital de Goiás e comprovou a eficácia do serviço. "A Câmara de Mediação e Arbitragem traz vários benefícios, principalmente para os casos de alta complexidade de litígios privados que necessitam da realização de perícia . Em Goiânia, por exemplo, 27% do movimento forense é registrado nas Câmaras que garantem a celeridade nas soluções dos conflitos, resolvidos em um prazo máximo de 60 dias, informou o magistrado.

A Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial do Rio Grande do Norte vai funcionara partir da segunda quinzena de novembro, na Avenida Duque de Caxias, 213,dentro das instalações da Associação Comercial.
Telefones Úteis
(84) 2030.4110
98737.2212 / 98737.2210
E-mails
anoreg@anoregrn.org.br
Assessoria Jurídica
ANOREG / RN. Todos os direitos reservados Rua Altino Vicente de Paiva, 231 - Monte Castelo Parnamirim/RN - CEP 59146-270