Notícias
Segunda, 09 de Março 2020

ITI – Encontro de ACs reúne representantes do governo e mercado em reunião no ITI

ITI – Encontro de ACs reúne representantes do governo e mercado em reunião no ITI

 

Com emissões de mais de 900 mil certificados digitais apenas nos dois primeiros meses do ano, o setor de certificação digital, representado por empresas e Associações das Autoridades, se reuniu, em Brasília, no 5º Encontro de Autoridades Certificadoras – ACs. Com o registro de crescimento, em relação aos anos anteriores, os números foram comemorados nesta quarta-feira, 4 de março.

 

“Os números demonstram os resultados de pleno desenvolvimento do nosso setor. Não tenho dúvidas de que 2020 é o ano em que nós vamos efetivamente massificar o certificado digital para grande parte da população brasileira. É um desejo da ICP-Brasil, dos empresários da certificação e dos atores de digitalização do governo”, declarou o diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Marcelo Buz, ao saudar os participantes.

 

No primeiro mês de 2020 foram emitidos cerca de 502 mil certificados digitais, sendo o quinto mês com maior número de emissão de certificados digitais da história da ICP-Brasil e o melhor janeiro de todos. Já em fevereiro, foram emitidos mais de 434 mil.

 

Com o objetivo de continuar expandindo o mercado de certificação digital, o diretor-presidente do ITI, apresentou alguns temas para discussão de como melhorar as estratégias de ampliação do mercado consumidor. Dentre os assuntos em pauta foram debatidas questões técnicas e jurídicas para simplificar a emissão de certificados pelas empresas sem deixar de lado a segurança nos processos.

 

Durante o encontro, ainda foi anunciado o CERTFORUM 2020, a ser realizado de 15 a 17 de setembro, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, na capital federal. A nova logomarca da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira também foi apresentada aos participantes do Encontro. A logo será divulgada oficialmente em breve.

 

O acompanhamento do Projeto de Lei 7316 e as pautas da primeira reunião do Comitê Gestor da ICP-Brasil, prevista para o fim de abril, também estiveram em debate.

 

Participaram da reunião representantes da Certifica Anápolis; AC Caixa; AC CNDL; CertBank; CertFacil; AC Defesa; Digitalsign; AC Imprensa Oficial; AC JUS; AC Multi; AC Online; AC Link; ANCD, ABRID; Ancert; ATID; AARB; Certsign; DOCCloud; Rede Ideia; Safeweb; Serasa; Soluti; Valid. Ainda estiveram presentes representantes da Presidência da República, do Ministério das Relações Exteriores, do Serpro e do Instituto Fenacon.

 

Fonte: ITI

Telefones Úteis
(84) 2030.4110
98737.2212 / 98737.2210
E-mails
anoreg@anoregrn.org.br
Assessoria Jurídica
ANOREG / RN. Todos os direitos reservados Rua Altino Vicente de Paiva, 231 - Monte Castelo Parnamirim/RN - CEP 59146-270