Notícias
Sexta, 18 de Novembro 2022

Jordan Martins destaca o valor e a importância social e econômica do Registro Imobiliário para o RN

REGISTRADORES E NOTÁRIOS: Presidente do IRIB celebra e enaltece o papel social desse segmento para a sociedade brasileira e mundial.

O Presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), e Oficial do 3º Registro de Imóveis de Florianópolis/SC, Dr. Jordan Fabrício Martins, após o encerramento do XLVII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil, realizado no período de 09 a 11 de novembro, no Hotel Serhs, atendeu gentilmente a reportagem do Jornal do Estado e declarou em entrevista para o jornalista Genilson Souto, que o encontro em Natal-RN, deixou um legado muito importante para a instituição registral a partir do novo modelo de debates implantados na capital potiguar e o registro de tudo que foi plantado ao longodos tempos pelos profissionais em várias partes do mundo. “O legado que ele deixa é nos trazer à memória toda a história de eventos do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil, depois desses quase três anos de pandemia, de ausência do contato presencial, de ausência do abraço, inclusive, perdemos vários colegas nesses últimos tempos”. Autoridades de renome no segmento registral e notarial, como: Antônio Carlos Carvalhaes, Glecy Palma Ribeiro Melo e Maria Helena Leonel Gandolfo, perderam a luta contra a Covid-19 e serão sempre lembrados pelos relevantes serviços prestados à sociedade brasileira.

O gestor ressaltou a temática ágil como foi conduzido os painéis, a participação eloquente dos palestrantes trazendo para os participantes e autoridades um novo olhar para o segmento no país. Dr. Jordan visualiza os Registradores cada vez melhores e cada vez mais capacitados no mesmo ideal que une a todos.

O presidente do IRIB, que deu um show no jantar de encerramento do XLVIII Encontro em Natal (ele toca e canta), também registrou que o IRIB já realizou outros congressos em Natal, todos com muito sucesso e mencionou a comemoração dos 180 anos do Registro de Imóveis e os 50 anos do IRIB, a serem celebrados no ano que vem. No final disse que o sucesso do evento só foi possível por conta do comprometimento da equipe do IRIB.

LAÇOS DE AMIZADE: Dr. Jordan foi muito festejado por colegas de todo o país que estiveram presentes em Natal durante o XLVII Encontro.

ENTREVISTA:

Genilson Souto: Que balanço o senhor faz do XVLII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil?

Dr. Jordan: A gente faz um balanço bastante positivo, principalmente pela participação dos colegas que frequentaram aqui o auditório intensamente, foram três dias de programação temática ininterrupta, porém eclética, leve, e eles estiveram presentes aqui conosco o tempo todo, uma programação conduzida de maneira bastante descontraída por todos os debatedores, palestrantes. Tratamos de questões técnicas, jurídicas, mas debatemos também de tecnologia, de gestão e boas práticas, tratamos de Direito comparado – tema norte-americano e brasileiro, de Teletrabalho; então eu acho que assim percebemos muitos elogios pela maneira ágil que conduzimos os trabalhos. Acho que alcançamos uma fórmula bastante positiva nesse encontro, vamos dar continuidade nos próximos anos e estamos sempre abertos às críticas e sugestões dos nossos associados, dos nossos colegas, para juntos amadurecermos, crescermos e evoluirmos cada vez mais.

Genilson Souto: Que legado esse evento deixa para o IRIB?

Dr. Jordan: O legado que ele deixa é nos trazer à memória toda a história de eventos do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil, depois desses quase três anos de pandemia, de ausência do contato presencial, de ausência do abraço, inclusive, perdemos vários colegas nesses últimos tempos. Seja pela Covid-19, seja por outras razões de saúde, mas às restrições sanitárias nos impediram de ter contato com eles, perdemos sem poder dá um último abraço. Mas o IRIB faz esses eventos desde 1974 ininterruptamente e o legado é nos trazer à memória, a importância e o valor desse passado, pra nós olharmos pro futuro e termos a certeza que não podemos parar, temos que continuar sempre.

Genilson Souto: No Brasil, representantes que reúne 22 associações estaduais de Registradores de Imóveis das cerca de 3.600 Serventias Imobiliárias no Brasil, estão organizando uma grande campanha nacional para comemorar os 180 anos do sistema de Registro de Imóveis nacional, com o objetivo de celebrar e enaltecer o papel social dessa instituição extrajudicial brasileira. Como o senhor observa essa data histórica para o segmento?

Dr. Jordan: Estamos preparando junto com o Registro de Imóveis do Brasil (RIB) e Colégio de Registro de Imóveis do Brasil (CORI-BR), para homenagearmos este símbolo. O que é o símbolo? A partir de um Marco Legal, de 1843. Mas a verdade é que o Registro Imobiliário, a Publicidade Imobiliária, e o próprio sistema notarial eles são milenares. Existem há milênios, você ver até citações desse tipo de sistema, ainda que de maneira rudimentar até na Bíblia. Qualquer sociedade que por mais simples que seja, ela vai ter algum sistema de publicidade imobiliária ou notarial, isso é inerente a qualquer sociedade política; então esse marco simbólico nós temos que aproveitá-lo pra enaltecer o valor e a importância social e econômica do Registro Imobiliário e também porque não dizer do próprio sistema notarial, pra qualquer país do mundo, porque todos os países do mundo tem sistemas de publicidade imobiliária, registro imobiliário, registro público em todas as especialidade do sistema notarial.

Genilson Souto: Que mensagem o senhor deixa para os Registradores de Imóveis e Profissionais Notariais do Estado do Rio Grande do Norte e do país após a realização exitosa desse XLVII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil realizado na capital de todos os potiguares?

Dr. Jordan: Que possamos continuar mantendo nossos laços afetivos; vamos continuar nos vendo, nos encontrando, trocando ideias e debatendo.

VIVA O PRESIDENTE: Dr. Jordan mandou ver e a galera agitou com a sua performance durante o jantar de encerramento.

CLASSE E ELEGÂNCIA: Dr. Jordan é um nomes mais respeitados do segmento registral e notarial no Brasil.

Fonte: Jornal do Estado RN - Gilson

Telefones Úteis
(84) 2030.4110
98737.2212 / 98737.2210
E-mails
anoreg@anoregrn.org.br
Assessoria Jurídica
ANOREG / RN. Todos os direitos reservados Rua Altino Vicente de Paiva, 231 - Monte Castelo Parnamirim/RN - CEP 59146-270