Notícias
Quarta, 14 de Setembro 2016

Notários brasileiros destacam participação na 5ª edição da Universidade do Notariado Mundial em Roma

Notários brasileiros destacam participação na 5ª edição da Universidade do Notariado Mundial em Roma

O Notariado brasileiro esteve mais uma vez participando da Universidade do Notariado Mundial, agora em sua 5ª edição, realizada entre os dias 24 e 31 de julho na cidade de Roma, na Itália. A semana de capacitação a jovens notários de todo o mundo incluiu aulas na sede do Conselho Nacional do Notariado Italiano e na Escola Notarial de Roma, além de discussões sobre assuntos teóricos e práticos ministrados por renomados professores.

Na edição de 2016, os temas colocados em pauta foram “O papel social do notário, servindo aos cidadãos e ao Estado”,“Ética e Autenticidade: os pilares da profissão notarial”, “Segurança Imobiliária/Titulação”, “Direito de Propriedade”,“Direito Empresarial: Papel do Notário”, “Novas tecnologias” etc. 

A 5ª edição da Universidade do Notariado Mundial, coordenada pelo notário francês Pierre Becqué, teve tradução simultânea em inglês e francês. O curso mesclou intervenções de notários de nacionalidades diferentes e promoveu visitas a Tabelionatos de Notas italianos e ao Conselho Nacional do Notariado Italiano.

 

Visão dos notários

Participante da Universidade neste ano, Ricardo Henrique Alvarenga Cunha, de 32 anos, Oficial de Registro Civil e Tabelião de Notas de Saltinho, conheceu o projeto pelo site do Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil (CNB-CF) e conta que o intercâmbio trouxe não só um amplo conhecimento como amizades para toda a vida.

 

“A troca de ideias, o networking, o contato com outras realidades e culturas são alguns dos benefícios em participar da Universidade. Saí com o sentimento que a União Internacional do Notariado Latino pode trabalhar em conjunto com os Colégios Notariais mundo afora para levar a atividade notarial a um outro nível”.

 

A possibilidade de conhecer o notariado em outros países e poder partilhar dificuldades e alternativas com colegas do mundo todo impulsionaram a inscrição de Patrícia Zani Presser, de 31 anos, Tabeliã substituta do 10º Tabelionato de notas de Porto Alegre, que tomou conhecimento do evento pelo boletim semanal do CNB-CF. 

 

A tabeliã define a experiência como “fantástica” e conta que uma das melhores partes foi conhecer um pouco, na teoria e prática, o que cada País tem a oferecer em sua legislação. “Poder conhecer países que sequer imaginava possuírem sistema notarial e visualizar que o notariado brasileiro está bastante à frente de muitos países europeus em questões de igualdades de direitos é muito bom”.

 

Tabeliã Substituta no Tabelionato de Notas e Protesto de Eunápolis (BA), Clara Maria Tavares Leite Andrade, de 27 anos, diz que dois temas em especial chamaram sua atenção: contrato social e constituição de empresas por escritura pública, este último, um dos temas do XXI Congresso Notarial Brasileiro, realizado em Belo Horizonte (MG) entre os dias 7 e 10 de setembro.

 

“A utilização da escritura pública para tais atos, tão comum e até obrigatória em alguns países, caiu em desuso no Brasil, o que vem causando transtornos pela falta de cuidado na elaboração dos documentos”, explica Carla. “O notariado brasileiro não está atrás do notariado mundial, mas é sempre bom aperfeiçoar o que já temos para melhor atender à sociedade.A evolução tecnológica de alguns países, principalmente quanto aos documentos digitais, é algo que devemos almejar”, completou a notaria baiana.

 

Guilherme Botta Tabach, Tabelião do Cartório de Notas e Protesto de Letras e Títulos de Ribeirão Pires (SP), explica algumas diferenças entre o notariado brasileiro e o europeu de modo geral. “Nas serventias não são praticados atos simples como reconhecimento de firma e autenticação, assim apenas quem irá fazer escritura pública é que entra no cartório”, constatou.

 

“Desta forma, a visão da população do notariado é de um profissional de direito e não de um lugar com filas e burocracia, fortalecendo mais o notariado e possibilitando a entrada de diferentes serviços. Por fim, pude observar que todos países da União Europeia, possuem muitos notários e com isso, todos os tabelionatos possuem poucos funcionários, podendo assim prestar um serviço personalizado para cada cliente”, disse. 

 

Sobre a Universidade do Notariado Mundial

A iniciativa, organizada pela União Internacional do Notariado (UINL), é realizada uma vez por ano, alternadamente na Europa e na América do Sul, tendo como objetivos principais favorecer o intercâmbio internacional de futuros e jovens notários, a conscientização da mundialização das relações jurídicas, além de oferecer uma formação de qualidade e valor agregado aos jovens notários, tornando-os efetivamente capazes de aplicar os princípios notariais internacionais dentro das realidades de seus países.      

 

Para participar, o candidato deve ter menos que 35 anos, ao menos um ano de prática em Tabelionato de Notas, não ter participado de nenhuma das edições anteriores e ser membro do Notariado Jovem do CNB-CF (associado da entidade ou de uma das Seccionais).  

 

 

 

Fonte: CNB

Telefones Úteis
(84) 2030.4110
98737.2212 / 98737.2210
E-mails
anoreg@anoregrn.org.br
Assessoria Jurídica
ANOREG / RN. Todos os direitos reservados Rua Altino Vicente de Paiva, 231 - Monte Castelo Parnamirim/RN - CEP 59146-270