Notícias
Ter�a, 18 de Junho 2019

PQTA 2019: Entenda as responsabilidades dos cartórios participantes

PQTA 2019: Entenda as responsabilidades dos cartórios participantes

Entre as obrigações descritas no Regulamento do Prêmio de Qualidade Total da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (PQTA 2019), que chega na sua 15ª edição, há uma série de atos que todos os participantes devem cumprir.

Os cartórios inscritos devem se empenhar para que as auditorias sejam feitas da forma mais correta possível e, entre os compromissos dos participantes, estão a obrigação de informar a Comissão Organizadora sobre ações que podem influenciar o julgamento ou imparcialidade dos critérios do prêmio

As serventias também devem declarar não ter envolvimento profissional com o auditor nos últimos dois anos, seja de forma direta ou indireta, como por exemplo em consultoria de gestão, durante treinamento in company ou ainda em auditorias internas ou externas, entre outros.

Caso ocorra uma dessas incompatibilidades, a unidade precisa comunicar à Comissão qualquer situação nestes termos para que seja providenciada a substituição do auditor.

Também é preciso que o titular acompanhe pessoalmente a auditoria realizada, com responsabilidade pela veracidade das informações e evidências apresentadas. Em caso de dúvidas sobre as obrigações, é só acessar o Regulamento do PQTA 2019.

Por sua vez, todas as pessoas que estão vinculadas ao processo de avaliação, da Anoreg/BR e da APCER Brasil, empresa referência na área de certificação, comprometem-se com as responsabilidades designadas, levando em consideração os padrões profissionais, a ética, honestidade, dignidade, veracidade, exatidão, imparcialidade, disciplina e sigilo. Essas atribuições fazem parte da credibilidade da avaliação.

Premiação
A premiação será dividida em cinco categorias, classificadas de acordo com a pontuação alcançada pelo cartório participante. São elas: Menção Honrosa, Bronze, Prata, Ouro e Diamante. Além destas, haverá também a Premiação Destaque que reconhecerá as práticas de inovação apresentadas por um dos cartórios premiados.

Como novidade para a 15ª edição do PQTA, os cartórios devem selecionar a categoria na qual fazem parte. Pequenos cartórios, com até cinco funcionários e Médios e Grandes cartórios, com mais de cinco colaboradores.

Os premiados receberão troféu (Com exceção da categoria Menção Honrosa), Certificado e o dossiê, um relatório com a conclusão geral e sugestões de pontos que podem ser melhorados.

Inscrições
Os cartórios que tiverem interesse em participar do Prêmio de Qualidade Total da Anoreg, devem se inscrever pelo site até o dia 10 de julho de 2019.

A entrega dos Prêmios será durante o XXI Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, nos dias 27, 28 e 29 de novembro na cidade de Aracaju, em Sergipe. Inscreva-se!

Telefones Úteis
(84) 2030.4110
98737.2212 / 98737.2210
E-mails
anoreg@anoregrn.org.br
Assessoria Jurídica
ANOREG / RN. Todos os direitos reservados Rua Altino Vicente de Paiva, 231 - Monte Castelo Parnamirim/RN - CEP 59146-270