Notícias
Ter�a, 24 de Maio 2016

Retificação de registro e a usucapião administrativa foram tema de palestra da presidente da Anoreg-

A presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT), Maria Aparecida Bianchin Pacheco, palestrou na manhã desta sexta-feira (20.05), sobre retificação de registro e a usucapião administrativa ou extrajudicial no Seminário de Georreferenciamento de Imóveis Rurais/Urbanos e Registros Públicos – Retificação de Registro e Usucapião Administrativa. O evento aconteceu no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.


Segundo a presidente a retificação de registro procedida junto ao registro de imóveis e a usucapião administrativa são bons exemplos da desjudicialização dos procedimentos e que trazem agilidade para setor. “A usucapião extrajudicial, uma das novidades do novo Código de Processo Civil, seguirá os passos da retificação de registro, tirando da informalidade os imóveis em um procedimento mais célere e com toda a garantia jurídica”, pontuou.

A registradora de imóveis ainda complementou sobre a grande importância de se debater esses assuntos no seminário. “Foi uma ótima oportunidade de reunir especialistas de diversas áreas, de colocarmos todos em uma mesma sala, para compreender melhor a situação”, afirmou.

A programação do evento contou com palestras durante todo o dia, entre ela: “nova tecnologia para posicionamento preciso em tempo real”, “cadastro online dos imóveis rurais”, “georreferenciamento de imóveis rurais – normas técnicas – Sigef”, “legitimidade da propriedade rural” e “breves conceitos de topografia e cartografia para tabeliães, registradores e advogados”.

No encerramento, teve, ainda, um debate com agrimensores, tabeliães, registradores e advogados, em que a Anoreg-MT foi representado pelo primeiro secretário da associação, Bruno Becker.

O Seminário foi promovido pela revista A Mira – de Agrimensura e Cartografia. O evento contou ainda com o apoio da Anoreg-MT, Incra, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB).

 

Fonte: Anoreg-MT

Telefones Úteis
(84) 2030.4110
98737.2212 / 98737.2210
E-mails
anoreg@anoregrn.org.br
Assessoria Jurídica
ANOREG / RN. Todos os direitos reservados Rua Altino Vicente de Paiva, 231 - Monte Castelo Parnamirim/RN - CEP 59146-270