Cerca de 4 mil inscritos participaram da prova objetiva de seleção - composta de 100 questões de igual valor - para ingresso, por provimento ou remoção, na atividade notarial e de registro do Estado de Santa Catarina.
Presidida pelo desembargador Sérgio Torres Paladino, a comissão do concurso  informa que a primeira etapa foi realizada no  domingo, dia 19/8, com início às  13h30, na Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) – Pedra  Branca, localizada na avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária, em  Palhoça/SC.
 Área de trabalho das mais disputadas em todo o Brasil, a  carreira notarial e de registro mantém a mesma dinâmica no estado catarinense. A  cada edição de certame para a atividade, diversos recursos, administrativos e  judiciais, são interpostos para anulação de questões que os participantes  acreditam inexatas. Muitas vezes houve alterações, inclusive em mais de uma  assertiva. Há movimentação de todo tipo de ações e apelos a respeito das regras  emanadas dos editais que normatizam e orientam todo o processo de seleção.  
 Existe publicação de edital para cada uma das etapas a que os  interessados devem ser submetidos. Assim, em diversas oportunidades, a comissão  de concurso enfrenta volumes acentuados de trabalho. Vencidos os módulos  iniciais, chega-se, então, à data de aplicação dos exames. Depois disso,  invariavelmente vêm os recursos.
 Em outro âmbito, diretamente  vinculado à sistemática extrajudicial do Brasil, alguns profissionais que  trabalham nas serventias e cartórios, notadamente nas unidades eventualmente  listadas entre as que estão vagas para concurso, igualmente apresentam ações e  recursos em que questionam aspectos dos editais e das provas.
 A  comissão específica em caráter permanente de atuação, criada pelo TJSC,  acompanhará todos os atos que envolvem o concurso, até seu resultado final.
Fonte: Site do TJSC
