Notícias
Ter�a, 26 de Novembro 2013

Mato Grosso foi o segundo maior estado com cartórios premiados no PQTA

 

Mato Grosso foi o segundo maior estado com cartórios reconhecidos com o Prêmio de Qualidade Total da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), o PQTA 2013. Serventias de Nova Mutum, Juruena, Juara, Paranatinga, Canarana, Aguá Boa e Poxoreú foram premiados na última sexta-feira (22.10), em solenidade festejada com muita emoção durante o XV Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro em Natal-RN.

 

Segundo a presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg/MT), Maria Aparecida Bianchin Pacheco, o prêmio é um incentivo muito grande para que classe continue na trilha para busca da maior excelência. “Esse ano investimos em qualidade com a criação do Programa Inspire Qualidade Total nos Serviços Notariais e Registrais Mato-grossenses (PIQMT), em que 80 cartórios de todo Estado participaram, desses, 8 se inscreveram no PQTA e todos foram premiados, ou seja, 10% dos participantes do PIQMT, o significa que o programa já está surtindo efeito. Ele já está resultando em reflexos positivos e a gente espera que mais cartórios que participam do PIQMT acabem se envolvendo mais com essa gestão de qualidade, porque só traz benefícios, tanto para o usuário, colaboradores, além também de ser uma forma da sociedade valorizar a nossa busca continua de melhoria”, afirmou.

 

A presidente da Anoreg/MT e titular do 1º Ofício de Registro de Imóveis de Poxoréu também foi premiada no PQTA na categoria Diamante. “Eu digo que vale muito a pena participar, porque a premiação é o resultado de toda a equipe, não só minha. Há um comprometimento grande dos meus colaboradores, e é uma meta do próprio cartório, e a gente vê que faz muita diferença, porque além de melhorar a qualidade para o cliente externo a gente também toma atitudes para melhorar a satisfação interna”, pontuou.

 

Para o presidente da Anoreg/BR, Rogério Portugal Bacellar esse investimento que a Anoreg fez é muito importante e Mato Grosso tem grande chance de no próximo prêmio de ser o primeiro colocado. “É importante ter essa integração da classe e com a gestão da Maria Aparecida a Associação vem crescendo e a tendência é melhorar cada vez mais, como já se viu nesse ano, então parabéns aos cartórios de Mato Grosso”, disse.

 

Já o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que participou da festa do encerramento do Congresso e foi reconhecido como Sócio Honorário da Anoreg/BR, disse que a atividade notarial e de registro é de extrema relevância para o Brasil e a premiação é uma maneira de reconhecer os contínuos esforços da classe na busca de excelência. “O prêmio além de ser um reconhecimento do trabalho, impulsiona todos a melhorar e a sociedade só tem a ganhar com isso”.

 

O mesmo afirmou o ex-ministro do STF, Fernandes Gonçalves. “Além de premiar os melhores, traz diversos benefícios para o público interno e externo, uma vez que alcançada essa excelência na prestação de serviço, quem utiliza dos serviços do cartório só tem ganhar rapidez, eficiência e segurança”.

 

Para a diretora do departamento de Orientação e Fiscalização da Corregedoria Geral da Justiça de Mato Grosso, Lucimeire dos Santos Vilela, que representou o corregedor-geral o desembargador, Sebastião de Moraes Filho na cerimônia a premiação demonstra o comprometimento dos cartórios do Estado e como eles estão preocupados com a prestação do serviço de qualidade, que a sociedade tanto almeja. “A Corregedoria acredita que a Anoreg/MT está no caminho certo com o PIQMT e por isso nós temos apoiado desde a divulgação e disseminação do programa que já colhe os primeiros frutos”, pontuou.

 

A coordenadora do PIQMT e proprietária da Integra Soluções, Thaís Ribeiro também destaca o esforço dos cartórios, que em pouco tempo de programa, com pequenas mudanças de atitudes no dia-a-dia, conseguiram ser reconhecidos nacionalmente pela sua capacidade de estabelecimento de gestão da qualidade dentro da sua serventia. “O numero de participantes foi pequeno ainda, porque a maioria dos envolvidos no PIQMT estão se preparando para o ano que vem, para que eles consigam atingir um resultado mais elevado e com maior qualidade para reconhecimento do estado a nível nacional. A nossa expectativa para 2014 é de que 30 cartórios participem, pois muitos já viram que a busca da excelência traz grande resultado”, disse.

 

Para a diretora do PQTA, Laura Vissotto Mato Grosso deu um grande passo com a criação desse projeto pioneiro. “O PIQMT fortalece a categoria e contribui para melhoria da imagem de todas as serventias. E a outras Anoreg’s deveriam seguir esse exemplo”, comentou.

 

Cartórios premiados

 

Além da presidente da Anoreg/MT compareceram para receber os prêmios a titular do 1º Ofício Registro de Imóveis Títulos e Documentos de Juara, Rubia Mara Oliveira Castro Girão que foi premiada na categoria Prata. “A nossa expectativa era receber um parabéns e foi bacana já na nossa primeira participação sermos premiados. Acreditamos no PIQMT para aprender fazer uma gestão com mais eficiência, e já vimos resultados como um desempenho melhor dos nossos colaboradores e os usuários ficaram mais satisfeito com os nossos serviços. Vale muito a pena participar do programa e do PQTA”, afirmou.

 

O titular do 1º Ofício Registro de Imóveis Títulos e Documentos de Água Boa, Paulo Moraes Fernandes, que foi premiado na categoria Diamante participou pelo segundo ano. “Ano passado fomos Bronze e com a experiência adquirida, fizemos uma série de avanços e vimos os erros que cometemos e procuramos melhorar. Essa mudança foi positiva não só para os nossos colaboradores como para a nossa sociedade, pois o nosso trabalho ficou mais visível para eles, com um atendimento mais rápido e eficiente. O prêmio é um reconhecimento do esforço da minha equipe e o grande ganhador disso tudo é a minha comunidade”, pontuou.

 

Esse ano também foi a segunda participação do 2º Ofício de Canarana, que foi premiado na categoria Ouro. “Esse prêmio tem uma importância muito grande, principalmente para o usuário do cartório. Afinal é uma maneira de melhorar o serviço, que envolve toda a nossa equipe na execução de boas práticas e na excelência da gestão, e quem ganha é a população, sempre”, afirmou a titular do cartório, Cristina Cruz Bergamaschi.

 

Também foram premiados o Cartório de Registro Civil e Notas de Juruena, o 2º Serviço Notarial e Registral de Paranatinga, o 1º Serviço de Registro de Imóveis e Títulos e Documentos de Paranatinga e o 2º Ofício de Nova Mutum todos na categoria Prata.

 

O Projeto

 

Em sua 9ª Edição, o PQTA tem por objetivo premiar os serviços notariais e de registro de todo o país que atendam aos requisitos de excelência e qualidade na gestão organizacional do ofício e na prestação de serviços aos usuários. A auditoria independente do prêmio é coordenada pela APCER Brasil, empresa do Grupo APCER – Associação Portuguesa de Certificação, organismo referência no setor de certificação europeu.

 

Dentre as vantagens para os serviços notariais e registrais que participarem do prêmio, destaca-se: - aumento da conscientização, envolvimento e motivação da equipe; - aumento da satisfação e fidelização dos usuários dos serviços; - melhoria da imagem institucional da categoria e fortalecimento da credibilidade da serventia perante a comunidade local; - diferenciação competitiva da marca em relação aos concorrentes; - ganhos significativos em eficiência nos processos internos e na qualidade dos serviços prestados; - redução de custos e melhoria da rentabilidade da serventia decorrente da otimização dos processos.

 

(Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, Rogério Bacellar e Maria Aparecida Bianchin Pacheco)

 

Fonte: Anoreg-MT

Telefones Úteis
(84) 2030.4110
98737.2212 / 98737.2210
E-mails
anoreg@anoregrn.org.br
Assessoria Jurídica
ANOREG / RN. Todos os direitos reservados Rua Altino Vicente de Paiva, 231 - Monte Castelo Parnamirim/RN - CEP 59146-270